Almôndegas com Amêijoas, Chouriço e Lulas

Almôndegas de porco fumadas combinam perfeitamente com frutos do mar salgados. Disfrute com um grande pedaço de pão saloio.

Ingredientes

Método de preparação

  1. Derreta a manteiga numa frigideira e aloure a chalota por 5 minutos. Adicione a paprica e o alho pisado e cozinhe por 1 minuto até que a paprica liberte o seu perfume. Salpique com o xerez, transfira o conteúdo para uma recipiente com o pão ralado, envolva e deixe arrefecer.
  2. Adicione a carne picada e a gema de ovo e bata bem. Forme 18 pequenas almôndegas.
  3. Limpe a frigideira, coloque em lume médio-alto e adicione o azeite. Frite as almôndegas por 5 minutos, apenas para obter uma cor leve, depois retire para um prato, mas mantenha o azeite na panela. Frite o chouriço com o alho fatiado. Adicione a lula e frite para dar um pouco de cor.
  4. Derrame o vinho branco e deixe ferver, raspando o fundo. Misture o tomate picado, deixe ferver e adicione as almôndegas e as amêijoas. Tape e cozinhe por 5 minutos até que as cascas dos moluscos se abram.
  5. Retire as conchas que não se abriram. Polvilhe com a salsa picada, regue com um fio de azeite virgem extra e sirva com pão caseiro.
Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!