Gastronomia Mexicana: Património Imaterial da Humanidade

A culinária do México tornou-se bastante popular ao longo dos anos e, actualmente está presente em vários países do mundo. Assim, um dos principais motivos por ser tão popular é o facto de que ela conta com muitos condimentos e temperos, que formam uma combinação saborosa e especial.

Descubra:

A HISTÓRIA DA GASTRONOMIA MEXICANA

Os pratos típicos do México surgiram através das práticas culturais dos povos pré-colombianos, em especial os astecas, que também adquiriram, posteriormente, certos costumes dos colonizadores espanhóis, no século XVI, principalmente com a utilização de especiarias.

Os espanhóis chegaram ao continente, na cidade de Tenochtitlán, hoje conhecida como Cidade do México, e verificaram que os povos consumiam pratos com milho, tais como a tortilla com feijão e ervas. Posteriormente, os colonizadores inseriram na culinária, alimentos como vinho, carne de vaca e arroz. Além disso, eles trouxeram animais, especiarias, temperos, frutas e vegetais.

Geralmente, o tipo de comida feita pelos mexicanos, adquire um sabor marcante, com temperos característicos da comida típica do país. A maioria dos ingredientes é de origem pré-colombiana, mas foram adicionadas, mais tarde, misturas que incrementaram o cardápio mexicano. Por exemplo, na Quesadilha, o queijo, a carne de vaca, de frango ou de porco foram trazidos pelos europeus, já o milho, do qual é produzida a tortilla, e o chilli são produtos tradicionais mexicanos.

A comida mexicana é muito popular, inclusive, é considerada Património Intangível da Humanidade, pela Unesco, desde 2010, por causa de técnicas como a nixtamalização – processo pelo qual se cozinha e macera o milho -, além de outras práticas utilizadas na agricultura e a composição de ingredientes, da época pré-hispânica.


TRADIÇÕES RELACIONADAS COM A CULINÁRIA MEXICANA

Uma das tradições que se liga à gastronomia do México é a celebração do Dia de Los Muertos. O papel da comida mexicana é elevado neste dia, celebrado no dia dos defuntos (ou Dia dos Mortos, na tradução), sendo que esta tradição foi também consagrada pela UNESCO como Património Cultural Intangível da Humanidade.

Nesse dia, faz parte da tradição mexicana que se ofereçam algumas bebidas e comidas tradicionais aos mortos como oferenda.

Cozinham-se, para os vivos e os mortos, os pratos tradicionais, tais como: tamal e as tortillas de milho, criando-se ainda doces adornados com o nome dos defuntos ou enfeites vários. O pan-de-muerto, pão adornado de figuras e de sabor adocicado, é típico desta celebração.

Entre as bebidas oferecidas nos altares individuais e familiares, encontramos alguns licores tradicionais, sendo que as bebidas mais comuns são o Atole, o Pulque e o Mezcal.


PRINCIPAIS INGREDIENTES CONSUMIDOS NO MÉXICO

♦ Milho ♦ Feijão ♦ Cacau ♦ Tomate ♦ Carnes ♦ Frango ♦ Cebola ♦ Malagueta ♦ Alho ♦ Abacate

O milho foi um dos alimentos que sobreviveu as influências dos espanhóis, sendo um dos principais alimentos para a confecção de pratos mexicanos. O seu consumo pode ser fresco, seco ou preparado como uma massa utilizada na criação de pratos, tais como o tamal, e as tortillas. Além da bebida atoles constituída de farinha de milho.

O feijão também é um dos principais ingredientes que fazem parte da culinária. Com alto valor nutricional, são feitas receitas onde ele é servido como um puré, com pouco caldo, ou mesmo frito, na banha de porco ou no óleo. Pode ser usado como ingrediente para a produção de sopas e molhos.

Já a malagueta é um ingrediente marcante da culinária mexicana, um condimento milenar que pode ser adicionado a molhos que acompanham uma diversidade de pratos típicos. Uma variedade delas é acrescentada, desde as mais suaves e doces às mais apimentadas.

E, por último, o cacau. Mais propriamente uma bebida do que um doce, era privilégio consumi-lo, pois era uma bebida nobre e funcionava também como dinheiro. Uma curiosidade é que o Imperador Moctezuma, um governante asteca, procurava sempre bebê-lo com chilli, especiarias ou mel para ter mais vitalidade.


OS PRATOS MAIS EMBLEMÁTICOS DA COZINHA MEXICANA

O México oferece-nos receitas incríveis e que merecem ser provadas, principalmente por quem gosta de sabores ricos, encorpados e/ou com um toque apimentado e picante.

Guacamole

É um prato popular do México feito com abacate, pimenta, cebola, tomate, dentre outros temperos. Pode ser consumido com nachos ou utilizado como recheio para vários pratos.

Chilli con Carne

É um prato tradicional feito com feijão e molho de tomate com malagueta.

Tortillas

As tortillas são discos feitos com milho ou trigo. Elas podem ser de vários tipos de acordo com os recheios:

Quesadilla – um tipo de tortilla com recheio de queijo;

Enchillada – tortilla com recheio de frango, carne moída ou queijo, cozinhada no molho chilli;

Tostada – é uma tortilla frita com frango, vegetais, tomate, feijão, queijo ralado, chilli e molho de coentro;

Panucho – tortilla frita com puré de feijão;

Tacos – tortilla com recheio de carne, pode ser de porco, assada no espeto.

Burrito – tortilla enrolada com recheio de queijo, tomate, feijão, chilli, carnes, entre outros.

Nachos – tortillas crocantes com formato de triângulo, usadas para comer com diversos molhos, tais como guacamole e chilli com carne.

Mole Poblano

É um tipo de molho mexicano criado com chocolate e pimenta, sendo muito consumido pelos mexicanos em eventos como casamento e festas de aniversário. Pode ser feito com frango.

Pozole

É uma sopa feita com milho e carne de porco, tradicional de datas como o Natal.

Cochinita Pibil

Prato formado por carne de porco, com tempero composto por laranja, cebola roxa e molho achiote. O prato é cozido no forno de terra. Sua origem é de Yucatán.

Bebidas Mexicanas

A população mexicana aprecia muito as suas bebidas típicas, sendo um país muito conhecido por causa desse consumo. Uma das principais é a Tequila, além do Mescal (bebida tomada com um verme vivo no copo), e Pulque, todas fabricadas a partir de uma planta chamada agave.

As bebidas variam de acordo com o lugar que foram criadas e são feitas principalmente com milho, álcool do açúcar de cana, casca de árvores ou ervas. Outras bebidas populares são: bebidas à base de chocolate, cervejas do México e aguardente.

Mole Poblano

5 CURIOSIDADES DA COZINHA MEXICANA

Merecer o selo de Património Cultural pela UNESCO é um bom indicador da riqueza desta gastronomia. Ainda assim, essa riqueza vai muito além dos sabores, sendo permeada por algumas curiosidades que todos os amantes da boa mesa irão adorar conhecer. Escolhemos 5 para si:

  1. A tortilla mexicana é utilizada frequentemente em substituição do pão.
  2. Comer as refeições como recheio de tortilla é uma forma de evitar o uso de talheres.
  3. O pequeno-almoço é muitas vezes acompanhado com feijão.
  4. A malagueta é usada na culinária como regulador da sua temperatura.
  5. O abacate é usado em pratos doces e salgados e é um ingrediente com propriedades calmantes, anti-inflamatórias. Ajuda ainda na construção muscular e na prevenção do colesterol elevado.

Receita: Tacos de Carne Picada

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!