Água Tónica: a História e como é feita

Água tónica é um refrigerante que contém soda, açúcar e quinina. A água tónica é feita com um pó branco extraído da casca da árvore de cinchona (hidroclorato de quinina) que dá o gosto amargo ao produto.

Descubra:

História

Existe diversas versões sobre o descobrimento da quinina, principal substância da água tónica. Uma delas data o ano de 1638, quando a Condessa de Chinchon, esposa do vice-rei espanhol que estava no Peru, adoeceu com a febre da Malária. Índios, então prepararam uma poção feita com a casca de uma árvore chamada Kina (nome indígena), resultando na cura. Posteriormente, a árvore foi baptizada de Cinchona em homenagem à condessa.

A água tónica, como conhecemos, surgiu na Índia, no período colonial do Império Britânico. Os ingleses levaram a fórmula para as fábricas de refrigerantes na Inglaterra, que foi patenteada no ano de 1858.

No início ela foi somente utilizada como medicamento no combate à malária. A quinina ainda hoje é empregada no tratamento, mas a água tónica atualmente industrializada e distribuída no mercado não possui propriedades medicamentosas sendo apenas um refrigerante de gosto amargo. Possui quantidades mínimas de quinina, cerca de 5 miligramas por litro (mg/l), enquanto para o tratamento da doença é necessário em torno de 1,5 g ao dia.

A água tónica é muito usada como uma bebida de mistura para cocktails, especialmente os que são feitos com gin (por exemplo gin tónico). A água tónica com adição de limão ou lima é conhecida como bitter lemon, “limão amargo” ou bitter lime, respetivamente.


O que é a Quinina?

A quinina é uma substância que é extraída da casca de uma planta comum nos países da América do Sul, conhecida como quina ou, cientificamente, como Cinchona calisaya.

Árvore Cinchona | Quinina

Como é fabricada a Água Tónica?

Apesar do nome, a Água Tónica não é uma água gasosa, mas sim um refrigerante.

Os principais componentes da bebida são: Água com gás, açúcar e quinina.

Semelhante às outras bebidas industrializadas, a água tónica é fabricada com o diferencial de conter quinino, diferenciando o produto e oferecendo um sabor único a bebida.

Além disso, a quinina é o responsável pela associação da bebida a benefícios para a saúde. Isso porque a substância, extraída da casca da árvore chamada Cinchona, era usada antigamente no tratamento de malária. No entanto, por ser usada em baixa concentração na água tónica, o quinino não possui efeitos terapêuticos.


Qual é a Origem do nome?

O dicionário define a palavra tónica como algo “que tonifica; ou o que aumenta a energia ou a vitalidade dos tecidos (diz-se de medicamento, substância etc.); revigorante”.

A água tónica nasceu como um remédio e, portanto, sua intenção original era fortalecer a saúde e revigorar as energias de quem a tomava. Com isto a noção de suas propriedades médicas em revitalizar e tonificar o corpo.


Qual a melhor maneira de tomar Água Tónica?

A água tónica pode ser tomada pura, mas possivelmente algumas pessoas não apreciam o sabor mais amargo causado pela quinina.

A água tónica pode ser misturada em cocktais com ou sem álcool, como a clássica bebida Gin Tónico, também pode ser misturada com outras bebidas como Vodka, Espumante e Rum, por exemplo.

Em todas estas combinações, também é interessante misturar algumas frutas e especiarias, como limão, morango, canela, alecrim, hortelã, laranja… São várias combinações possíveis e deliciosas.

Se pretender uma bebida sem álcool, a água tónica pode ser misturada apenas ao sumo de frutas ou frutas picadas.

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!