Conservas Escandinavas | Arenque e Fígado de Bacalhau

Uma culinária diversificada, vinda de muito longe, praticamente sem processos imigratórios relevantes, mas com personalidade e exuberância.

Descubra:

O que é a Escandinávia – Região ao norte da Europa e que compreende os países nórdicos como a Noruega, a Suécia, a Dinamarca, a Finlândia e a Islândia. A região tem 50 % de seu território dentro da área polar ártica, com clima severo, principalmente nos meses de inverno.

Arenque

O Arenque seja marinado, defumado, grelhado, cozido, frito ou parte de uma sopa, salada ou simplesmente fermentado, o arenque é um elemento básico da culinária escandinava. De fato, o peixe é usado em quase todos os molhos. Servido com pão polar amanteigado ou knäckelbröd, juntamente com batatas e cebolas frescas, pode ser apreciado de mil maneiras diferentes.

Em Conserva

O arenque marinado é um alimento em conserva tradicional dos países europeus do Atlântico Norte. Surgiu provavelmente como consequência das flutuações populacionais destes peixes, naquela região.

A marinada dos arenques tem um processo de duas etapas. Inicialmente, os arenques são curados com sal para extrair água. A segunda etapa envolve a remoção do sal e a adição de aromatizantes, normalmente uma solução de vinagre, sal e açúcar, à qual são adicionados ingredientes como pimenta, louro e cebola crua. Outros sabores podem ser adicionados, como xerez, mostarda e endro. A tradição é forte na Escandinávia, Holanda, Islândia e Alemanha.

Esta preparação pode conservar o peixe em boas condições por vários meses para ser posteriormente cozido ou comido directamente.

A conserva pode ser consumida sobre fatias de pão, com batata cozida e pepino ou fatias de funcho. Pode também levar alguns temperos extras, como vinagre, mostarda, malagueta ou açúcar e comido a acompanhar algum prato de peixe. Às vezes é usado apenas para acompanhar cerveja ou akvavit (aguardente temperada da Escandinávia).

Fumado

Um arenque fumado é um arenque, eviscerado e fumado a frio sobre a madeira de faia. O arenque é uma refeição tradicional na Dinamarca.


Fígado de Bacalhau

É produzido na Islândia a partir de bacalhau selvagem pescado fresco, consiste em pedaços extremamente agradáveis e grandes de fígado de bacalhau. Os pedaços de fígado de bacalhau são cuidadosamente limpos, em seguida, é defumado. Este tem sabor puro de bacalhau, e tem uma cor bege-rosada.

Um produto natural e saudável, rico em Ómega 3 e vitaminas A e D.

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!