Curds, Citrinadas, Compotas e Geleias: Descubra as diferenças!

Preparar doces de fruta é uma ótima forma de conservar frutas da estação para consumi-las ao longo do ano. Podem ser elaborados com frutas inteiras ou em pedaços, que são cozido com água e açúcar e eventualmente outros ingredientes dependentes do tipo de doce.

Compota, Citrinada, Curd ou Geleia? Sabe diferenciar cada um destes doces de fruta? Feitas à base de frutas, estas preparações acompanham perfeitamente os mais diversos momentos do dia, seja no pequeno-almoço, brunchs, sobremesas ou em lanches da tarde, é certo que deixam os nossos biscoitos, torradas ou scones muito mais saborosos de comer.

Curd

É um doce de fruta preparado com citrinos e açúcar com adição de gemas de ovos e manteiga. Estes ingredientes conferem cremosidade que contrasta com o ácido dos citrinos. O curd é utilizado tradicionalmente em scones no chá da tarde inglês.

Citrinada

A Citrinada ou “Marmelade” é um doce de fruta tipicamente britânico, preparado com sumo e casca de citrinos fervidos com açúcar e água. A versão mais conhecida é feita com laranja amarga de sevilha.

Compota

As compotas são os doces mais clássicos e são preparados pela adição de Polpa de Fruta e Açúcar.

Geleia

Conserva preparada com frutos cozidos em bastante líquido que depois é coado e se torna num gel cristalino quando arrefece.


Curd ou Coalhada

O Curd ou coalhada é um creme aveludado de sabor cítrico e adocicado utilizado tradicionalmente em scones no chá da tarde inglês (servido no final do século 19 como uma alternativa às geleias). Feito com sumo ou polpa de fruta, gemas de ovo, açúcar e manteiga, que confere cremosidade e maciez ao doce.

Originalmente o Curd é feito com frutas cítricas, como limão, laranja ou tangerina, mas outras variantes como maracujá, manga ou frutos vermelhas também são bem aceitas.

  • Como consumir: o Curd é perfeito para saborear com o iogurte, nos bolos e utilizar como acompanhamento para gelados.

Descubra a Receita do famoso Lemon Cud:

Sem corantes nem conservantes, com uma acidez desconcertante, este curd é fresco, leve e ideal para recheios de bolos ou simplesmente para barrar scones.

Quem tem a sorte de ter um limoeiro conhece bem aquele período em que a árvore está carregada, o que nos deixa a magicar sobre o que fazer com tantos limões.

Ingredientes:

• 360ml de água
• 200gr de açúcar
• 65ml de sumo de limão
• 6 gemas
• 45gr de amido de milho
• Raspas de 2 limões
• 1/4 Colher de chá de sal
• 30gr de manteiga sem sal muito fria e cortada em cubos

Modo de Preparo:

  1. Peneire as gemas para retirar a película.
  2. Numa panela, misture todos os ingredientes exceto a manteiga.
  3. Leve em lume baixo, mexendo sempre até engrossar.
  4. Retire do lume e acrescente a manteiga. Mexa até incorporar.

Dica:

  • Quanto mais velhos forem os ovos usados, mais a gema fica com aquele cheiro forte característico, portanto sempre use ovos frescos.

Citrinada ou “Marmelade”

A citrinada é um doce de fruta preparado com sumo e casca de citrinos fervida com açúcar e água. A versão mais conhecida é com laranja amarga de sevilha, mas também pode ser preparada com limões, limas, toranjas, tangerinas, laranjas doces, bergamotas e outras frutas cítricas, ou uma combinação destas.

Ao contrário da compota, uma grande quantidade de água é adicionada à fruta sendo o líquido extra compensado na consistência espessa pelo alto teor de pectina da fruta e cascas. A casca confere ainda um sabor amargo qie contrasta com o doce do a´çúcar.

Considerando a preparação, a citrinada é semelhante a uma geleia com a diferença de não serem coadas a polpa e casca da fruta para dar a sua transparência característica.

  • Como consumir: São perfeitas para o pequeno-almoço ou lanche da tarde e acompanham pães, torradas e bolos.

Compota ou Doce

Uma compota é uma conserva de fruta, criado por ferver açúcar com um fruto se tende a desfazer totalmente, formando uma mistura mais homogénea tipo puré. Por oposição os doces tendem a ter pequenos pedaços de fruto.

A Compota possui uma consistência mais espessa e uma cor mais opaca uma vez que retém na sua preparação a polpa da fruta por oposição à geleia, que é mais transparente e fluida . As compotas também podem ser feitas com legumes, como a cenoura e o tomate, por exemplo.

  • Como consumir: Também são boas opções de sobremesa e podem ser servidas como um puré, acompanhando fatias de queijo.

Geleia

A geleia é um tipo especial de conserva em que os frutos são cozidos com bastante líquido, normalmente em sumo de fruta, mas também pode ser com adição de vinho ou água, e claro com açúcar, que depois é coado e se torna num gel cristalino quando arrefece, dai o nome Geleia. Exemplos comuns são geleia de marmelo e geleia de laranja.

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!