História da Mostarda de Meaux

A mostarda de Meaux é localizada em Meaux, na França, os potes de cerâmica da marca são uma de suas características de imagem de marca, assim como a qualidade e intensidade da mostarda, feita com a mesma receita desde 1632 e servida aos próprios reis da França.

Descubra:

História da Mostarda de Meaux

Meaux está localizada a 60 km a leste de Paris. A história da cidade está intrinsecamente ligada ao Rio Marne, o qual a cidade foi construída.

No século XVIII podem ser identificadas as primeiras fábricas de mostarda, alguns fabricantes que possuíam moinhos próprios e outros especializavam-se na moagem e vendiam a farinha a artesãos que faziam mostardas. Esta farinha também era usada para consumo e fabricação de medicamentos.

O consumo de mostarda era muito importante, pois permitia apagar o sabor de alimentos que nem sempre eram frescos.

JB Pommery operava numa pedreira ao lado de uma fábrica de mostarda. Em 1632, passa a dedicar-se à fabricação da mostarda.

Em 1925, a fábrica de JB Pommery introduz a produção moderna. Hoje a Moutarde de Meaux de Pommery mantém a mesma receita do passado, mas os ingredientes são cuidadosamente selecionados da mais alta qualidade.


O que é Mostarda de Meaux?

A mostarda Meaux consiste em um tempero com a semente de mostarda preta esmagada (importadas do Canadá), com água, vinagre e ervas. A mostarda tem uma textura granulada e levemente picante.

Este condimento apareceu em Meaux no século XVIII, quando um dignitário do capítulo passou o segredo de fabricação para J. B. Pommery, um operador pedreiro da cidade. Esta mostarda é exportada hoje para o mundo inteiro.

A Mostarda de Meaux da Pommery conserva a mesma receita à mais de três séculos, mantendo os segredos de fabricação inalterados desde 1632. O mesmo acontece com embalagem icónica da mostarda de Meaux, os potes de cerâmica com rolha de cortiça natural e lacrada com cera vermelha.


Qual é o uso culinário?

Esta especialidade tem um aroma subtil e um sabor requintado que combina bem com carne e é ideal para preparar um molho ou vinagrete.

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!