La Mére Poulard | Sablés & Palets

Annette Poulard conhecida como “La Mère Poulard” é um símbolo da tradição culinária francesa. Foi no Monte Saint-Michel, a oitava maravilha do mundo na confluência da Bretanha e da Normandia, que Mère Poulard construiu a sua notoriedade, sobretudo com a sua omelete suflê. Vindo de todo o mundo, os seus admiradores não deixaram de vir à sua pousada desde 1888 até hoje. Uma retrospectiva de 130 anos de história.

Descubra:

História

Foi em 1888 que Annette Poulard criou sua pousada no Mont Saint Michel. Rapidamente reconhecidos, os imensos talentos de Annette Poulard e as cerca de setecentas receitas que criou valeram-lhe o título honorário de “Mãe”, que distingue as suas excecionais qualidades como cozinheira e o seu contributo decisivo para a notoriedade da gastronomia francesa.

Famosa em todo o mundo por sua famosa omelete suflê, La Mère Poulard ainda hoje é uma instituição da gastronomia francesa graças à sua cozinha variada, inventiva e leve que combina tradição, simplicidade e modernidade. Se a omelete cozinhada em forno a lenha tornou La Mère Poulard mundialmente famosa, seus deliciosos biscoitos também contribuíram para sua fama.

Atualmente, o restaurante La Mère Poulard continua sendo um dos restaurantes mais famosos da França e do mundo, bem como para os 4 milhões de visitantes franceses e estrangeiros que visitam o Mont Saint Michel todos os anos.


Uma história de “Mères”

Na época, a designação “Mère” era dada às melhores cozinheiras, o equivalente a “chefes” para as mulheres. Com o passar dos anos, Mère Poulard foi reconhecida pelo seu talento por todos os críticos gastronómicos da época. Como disse Paul Bocuse, “La Mère Poulard é a França ”.


Omelete Suflê da La Mère Poulard

Esta é uma receita mítica e secreta! Annette Poulard, que cozinhava muito bem, preparou esta omelete de suflê para os visitantes exaustos da viagem à rocha granítica. O preparo é rápido e o prato é quente. Por isso sempre havia um fogo a lenha na lareira da pousada.

Depois de batidos os ovos, derrete- se um generoso pedaço de manteiga numa frigideira de cobre colocada no fogo de lenha, depois junta-se a preparação. Em poucos minutos a omelete está pronta.


Biscoitos da Sorte

Annette Poulard sempre fez biscoitos amanteigados, distribuía para seus visitantes, não os vendia, era “o café gourmet da época ”, especifica Léo Vannier. Ela os chamava de “Meus Amuletos da Sorte”. Em 1998, Eric Vannier decidiu dar a conhecer os biscoitos e abriu uma fábrica de biscoitos em Saint-Etienne-en-Coglès, a 30 km de Mont. Graças aos escritos de Madre Poulard e ao palácio de Éric Vannier, vários biscoitos secos surgiram no mercado. Entre as mais conhecidas estão as palets e sablé, são biscoitos amanteigados.


Biscoito Sablés

Sablé é um pequeno biscoito seco com massa areada, redondo, de diâmetro variável e muitas vezes com uma borda canelada, originalmente produzido na cidade de Sablé-sur-Sarthe.

É feito de farinha, manteiga, açúcar e às vezes gemas de ovos, misturados rapidamente até obter uma consistência “areada”. A massa é enrolada e cortada com um cortador de biscoitos ou enrolada em forma de cilindro e detalhada em fatias. Pode ser aromatizado com limão, guarnecido com lascas de amêndoas ou passas, coberto com chocolate ou guarnecido com compota.

Entre as receitas sablés mais conhecidas estão as de La Mère Poulard e os biscoitos de Saint-Michel e Pont-Aven.

Segundo as Cartas da Marquesa de Sévigné o Biscoito amanteigado teria sido criado já em 1670 em Sablé-sur-Sarthe. Diz-se que a marquesa de Sablé teria trazido para a corte do Rei Luís XIV pequenos biscoitos redondos secos que Monsieur, irmão do rei, achou muito adequados. Ordenou ao famoso François Vatel, mordomo do Grand Condé, que a partir daquele momento servissem pela manhã “pequenos biscoitos amanteigados” nomeados de Sablés em homenagem à Marquesa de Sablé.


Biscoitos Palets

Palet Breton é um biscoito francês cujo nome vem do jogo shuffleboard. Os biscoitos ​​recordam os discos de metal (discos de ferro fundido) usados ​​para jogar este jogo.

Estes biscoitos franceses foram criados no final do século XIX e são uma especialidade do norte da França – a região da Bretanha, que são conhecidos pelo uso excessivo de manteiga.


Sablés e Palets: Qual a Diferença?

Ambos os biscoitos são muito parecidos, os Sablés são biscoitos finos, areados e amanteigados, os Palets (que significa discos bretões ou pedras chatas) são muito mais grossos, areados e levemente crocante.

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!