Magret: Prato típico da Culinária Francesa

Preparado com o peito de pato com gordura, magret atende o sector da alta gastronomia. O prato chamado magret é preparado com o peito do pato com uma camada de gordura. A carne fica muito macia devido à gordura e o modo delicado de preparo.
Os pratos de pato são muito comum na França, e tem um sabor marcante, agradam aos paladares mais exigentes.

Descubra:

O que é Magret?

O magret, ou magret de Canard, é um prato típico da França, preparado tradicionalmente com o peito de pato gordo.
O seu preparo deve deixar a carne levemente crocante por fora e rosada por dentro e é acompanhada por molhos, geralmente adocicados.
O peito de pato para fazer magret chega a pesar 450 gramas, enquanto o peito de pato convencional pesa em torno de 300 gramas. Isto porque os patos destinados à culinária são criados com alimentação específica, para que fiquem bem gordos, proporcionando o magret e o foie gras (fígado do pato igualmente gordo). Apesar da gordura do magret, a carne de pato é rica em proteínas.


Informações sobre a Carne de Pato

Ao contrário do que se pensa, devido a camada grande de gordura que a pele de pato tem, esta carne é mais digestiva e menos calórica do que o frango. Tem um tom escuro igual à carne de vaca. Mesmo assim, é caracterizada como carne branca. É rica em vitaminas e proteínas do complexo B, além de excelente fonte de ferro. Após confecionar a carne de pato, ela torna-se mais rígida e resistente do que outras carnes, e cada preparo e corte requer o uso de diferentes técnicas.


Como Preparar Magret de Pato?

O magret de pato é uma das receitas mais populares. Existem várias formas de fazê-lo mas uma das mais simples é na frigideira. Para preparar só precisa de um peito de pato por pessoa, sal, pimenta e o molho que mais gostar como acompanhamento (laranja, frutos vermelhos, etc.).

O preparo do magret não é complicado. Requer atenção mais do que qualquer coisa. O ponto correto do pato não é cru, é rosado. A gordura e o ponto levemente mal passado é que garantem uma carne macia, suculenta e saborosa. Se passar demais, ficará seca e dura.

Modo de preparo

  1. Com uma faca bem afiada, faça losangos (quadriculado) na pele e gordura do pato. Não é necessário fazer esse procedimento na parte da carne. Corte com cuidado a gordura, até quase alcançar a carne.
  2. Tempere com sal e pimenta preta moída fresca. Aqueça uma frigideira numa temperatura média. Se a camada de gordura for mais fina que um dedo e a sua frigideira não for antiaderente, adicione um fio de azeite ou manteiga. Quando a frigideira estiver quente, coloque o magret para fritar, com a parte da gordura para baixo. Mantenha uma temperatura média, não muito alta (isso garante que a gordura não queime) e nem muito baixa (isso faz com que os sucos da carne sejam liberados e ao invés de grelhar, cozinha e fica duro).
  3. Na medida em que a gordura da pele vai derretendo, use uma colher para regar a carne com esta mesma gordura. Assim que a mesma estiver bem dourada e derretida, vire para que doure o lado da carne. O tempo é de mais ou menos 8 minutos no total. Mas depende muito do tamanho do peito de pato.
  4. Sirva cortado em fatias da grossura de um dedo. Se ao começar a cortar o mesmo, perceber que está muito mal passado, a ponto de dificultar o corte, leve novamente à frigideira (ou ao forno bem quente), até que a parte interna da carne fique no ponto ideal: rosado.

Receita: Magret de Pato com redução de Vinho do Porto

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!