Pesto

Pesto à Génovesa, Pesto à Sicíliana, Pesto à Calabresa!

Conhece todos estes pestos?

Conheça melhor este icónico molho italiano à base de manjericão bem como as suas variantes, regiões de origem e combinações!
O Pesto mais tradicional, também designado pesto alla genovese ou pesto verde é originalmente um molho da região da Ligúria, em Itália.
O nome deriva da palavra italiana “pestare” que significa literalmente bater ou moer. O Pesto é obtido através da maceração do manjericão com o sal e azeite virgem extra com pinhões, alho, e queijo parmesão ou pecorino.

Utiliza-se tradicionalmente um almofariz para preparar o Pesto, de forma a criar um molho com um sabor rico e profundo e uma textura sedosa, o que não acontece quando se usa um processador de alimentos.

O pesto não deve ser aquecido antes de misturá-lo com a massa porque o manjericão perde aroma. A melhor alternativa é misturá-lo com um pouco da água da massa, para adquirir mais cremosidade, e logo em seguida misturá-lo.
A primeira receita escrita é encontrada na Vera Cuciniera Genovese, de Emanuele Rossi (1852), e foi nomeada como Pesto d’Aglio e Basilico.


Descubra a diferença de todos os Pestos Italianos:

  • Pesto alla Genovese

Originário de Génova, na Ligúria, norte de Itália. É composto tradicionalmente de folhas de manjericão moídas com pinhões, alho e sal, queijo parmesão ou pecorino ralados e no fim misturados com azeite virgem extra e temperado com pimenta preta.
O Molho Pesto é versátil, além de misturado à massa é possível utilizá-lo de outras maneiras, como para temperar carnes, a sua sanduíche favorita, e como molho de saladas deliciosas.

  • Pesto alla Siciliana

O Pesto alla Trapanese, é uma variação siciliana do Pesto alla Genovese, típico da província de Trapani. Também é conhecido como Pesto alla Siciliana, Pesto Rosso ou Pesto Vermelho.
É feito de alho, manjericão, amêndoas, queijo pecorino ralado, tomate, sal e pimenta, e temperado com azeite virgem extra.
Este Molho Pesto é bastante versátil, mas existe uma receita tradicional de Sicília que se denomina como pasta cull’agghia na língua siciliana.

  • Pesto alla Calabrese

O Pesto alla Calabresa, é originário de Calábria, sul de Itália. Combina pimentos fumado, tomates secos ao sol, amêndoa, queijo ralado como Parmigiano-Reggiano ou Grana Padano, uma pitada de pimenta e por fim azeite virgem extra para criar um molho maravilhoso.
Ideal com Fusilli e está pronto para ser servido directamente sobre uma massa recém-escorrida. Para uma melhor condição, pode-se diluir o Pesto com uma colher de chá de leite por porção.

Para fazer a receita do molho de Pesto é preciso ter paixão e amor por cozinhar. O Pesto é uma tradição humilde, cheio de sentimentos, respeito e equilíbrio entre povos que sempre procuraram conquistar uma terra fértil e estratégica.
Viaje sempre num mundo de sabores com a Socilink!

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!