Saiba a Diferença entre Frutas Liofilizadas e Desidratadas

Hoje em dia, ninguém mais tem dúvida: as frutas são essenciais para uma alimentação saudável. Além de serem fontes riquíssimas de vitaminas e minerais, elas fornecem as fibras necessárias para manter nosso organismo funcionando em pleno.

Existem diversos produtos que contêm frutas secas. Mas o processo de produção: embora tenham aspeto parecido, as frutas secas podem ser feitas de duas maneiras distintas: desidratadas ou liofilizadas.

Ficou curioso para descobrir a diferença? Continue a leitura para conhecer as técnicas e vantagens de cada uma delas!

Descubra:

O que são frutas liofilizadas?

A liofilização é um processo desenvolvido por dois franceses: Arsène d’Arsonval e Frédéric Bordas. É definida como a dessecação de um produto congelado, feita por sublimação.

Em termos menos técnicos, a liofilização envolve a remoção da quantidade máxima de água de um produto. Sendo assim, podemos dizer que água passa de um estado sólido para um estado gasoso, sem passar pelo estado líquido.

Embora essa técnica possa ocorrer naturalmente, requer condições muito específicas criadas através do uso de um liofilizador.

Este processo possibilita um período de armazenamento mais longo e a perda nutricional é muito pequena. Ou seja, uma maçã recém-colhida terá a mesma quantidade de minerais e vitaminais que sua versão liofilizada.


Qual a diferença quando comparamos com as frutas desidratadas?

Em geral, a desidratação e liofilização são dois processos de “secagem” que conservam os alimentos e reduzem o peso e o volume para facilitar o armazenamento e o transporte.

No entanto, a diferença em relação à conservação e concentração de nutrientes é clara e significativa.

A desidratação resulta na evaporação quase completa da água que eles contêm. O processo modifica as qualidades nutricionais, causando uma redução de nutrientes.

Já a liofilização, consiste na desidratação completa dos alimentos, ou seja, a quantidade máxima de água é removida de um produto/alimento. Sendo assim, podemos dizer que água passa de um estado sólido para um estado gasoso, sem passar pelo estado líquido.

Por meio do processo de liofilização temos a preservação dos nutrientes, do sabor, estrutura, cores e consistência, além da conservação por tempo prolongado e menor volume e peso para armazenamento.

A técnica é complexa, cara e muito eficaz, uma vez que permite preservar os nutrientes dos alimentos e oferece todos os benefícios citados acima.


Como consumir estas frutas no dia-a-dia?

Estas Frutas Secas podem ser utilizadas como lanche da tarde, como petisco, misturadas em sumos, sobremesas. Ou podem ser incluídas em bolachas ou tostas para acompanhar queijos, doces de fruta, etc.

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!