Vinagre de Malte | O que é e a sua utilização

O vinagre de malte é produzido com malte de cevada fermentada. Após a produção da cerveja, faz-se este vinagre que é muito popular na Inglaterra. O sabor ousado e único o torna um ótimo condimento – é clássico em batatas fritas ou no Fish and Chips.

Descubra:

O que é vinagre de malte?

O vinagre de malte é um vinagre feito de grãos de cevada. Tem um sabor azedo e pode ajudar a realçar os sabores de outros alimentos com os quais é combinado. É mais conhecido por cobrir peixe e batatas fritas.

  1. O vinagre de malte é produzido a partir dos mesmos grãos que são usados para fazer cerveja e, portanto, tem um perfil de sabor de limão, noz e caramelo.
  2. A cor pode variar de castanho claro a castanho-escuro. Algumas variedades destiladas são claras.
  3. É um pilar na culinária britânica e canadense.

Como é feito o vinagre de malte?

Todos os tipos de vinagre são feitos fermentando um composto de álcool chamado etanol. Qualquer ingrediente que contenha etanol – como cerveja, vinho, cidra ou champanhe – pode ser transformado em vinagre.

O vinagre de malte é feito através de um processo de dupla fermentação no qual os grãos de cevada são transformados em cerveja. Siga o processo passo a passo de como o vinagre de malte é produzido:

  1. O processo de maltagem começa pela germinação de grãos de cevada. Este processo envolve a imersão dos grãos em água para apoiar o crescimento do cereal.
  2. Os grãos são secos para criar malte.
  3. O malte é transformado em cerveja.
  4. A segunda etapa de fermentação transforma a cerveja em vinagre.
  5. Por último, o vinagre é envelhecido brevemente, o que contribui para a sensação na boca do vinagre.

Durante todo o processo de fermentação, bactérias são usadas para quebrar o etanol. Isso cria subprodutos de ácido acético e diferentes minerais e vitaminas. As notas de sabor vêm do ingrediente de origem de um vinagre, como cerveja, cidra ou vinho. Como o vinagre de malte é feito por malte de cevada, também há traços mínimos de grãos na lista de ingredientes, portanto, não é isento de glúten.


O vinagre de malte é o mesmo que o vinagre branco?

 Não. O vinagre branco é um vinagre mais purificado que é feito pela fermentação do ácido acético em água. O vinagre branco é incolor, simples e fácil de fazer, e muitas vezes é a opção mais acessível. O vinagre de malte é mais doce, mais suave no paladar e menos ácido que o vinagre branco. Tem um sabor mais complexo, de nozes e uma cor de caramelo quente graças à cevada fermentada. Leva mais tempo para fazer e requer mais habilidade, e é por isso que geralmente é mais caro comprar.


5 Maneiras de usar o vinagre de malte na culinária

 O vinagre de malte é um óptimo alimento para ter na cozinha, pois tem muitos usos diversos!

Molhos para salada – Adicione sabor à salada misturando uma colher de sopa de vinagre de malte a uma colher de sopa de azeite para um molho fácil para saladas verdes, salada de feijão, salada de repolho e salada de batata. Para ainda mais sabor, adicione ervas frescas e especiarias!

Conservas – Faça suas próprias cebolas em conserva, pepinos, cenouras em conserva e alcaparras para criar conservas de vegetais saborosas.

Condimento – Salpicar o vinagre de malte no peixe com batatas fritas ajuda a dar sabor e cortar a oleosidade do prato.

Chutneys – O vinagre de malte adiciona complexidade e profundidade de sabor aos chutneys de frutas, incluindo chutney de pêssego, maçã e cebola.

Marinadas e salmouras – Use vinagre de malte para salgar a carne, fazer marinadas e assados para adicionar um sabor mais doce e de nozes. Para uma marinada de carne especialmente forte, misture vinagre de malte com uísque, mel, molho inglês e um pouco de açúcar mascavo.

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!