Double Cream | Clotted Cream | Créme Fraiche

Decifrar a diferença entre todos os cremes é como fazer um bolo sem receita, quase impossível! Aqui explicamos a diferença entre Double Cream, Clotted Cream e Créme Fraiche.

Índice:

Double Cream

O Double Cream é o mais espesso, com cerca de 48% de teor de gordura. É um creme ideal, para servir com fruta, ou pode ser batido para decorar sobremesas. Também pode ser usado para adicionar cremosidade a diversos pratos.

O Double Cream é um creme extremamente denso e rico que pode ser usado em uma variedade de sobremesas e pratos salgados.

Trabalhar com o Double Cream pode ser difícil, pois talha quando batido em demasia e tende a ficar muito rígido.

O teor de gordura do Double Cream é de cerca de 48%, o que torna um excelente complemento para alimentos quentes, uma vez que a gordura atua como um transportador, tornando-o menos provável de se separar.

Como usar Double Cream?

Double Cream é muito rico em sabor e espesso na consistência, pode ser usado em sobremesas de frutas, saladas de frutas e uma variedade de sobremesas doces. Os cremes com maior teor de gordura, como o double cream, costumam ser adicionados a pratos salgados, como sopas com consistência de creme ou em risotos, para aprofundar a riqueza dos sabores.


Clotted Cream

O Clotted Cream é uma cobertura tradicional britânica que se originou na Inglaterra. É um creme macio, amarelo, muito espesso. Acredita-se que o Clotted Cream originou-se na cidade de Devon, ou na Cornualha, no sudoeste da Inglaterra.

O creme é tradicionalmente feito com leite de vaca integral não pasteurizado, para ser considerado Clotted Cream autêntico, ele precisa conter cerca de 55% de gordura. O leite é aquecido numa panela por algumas horas até que o coalho suba à superfície e engrosse. Este creme espesso é retirado da superfície e servido com scones, nos chás da tarde e nos frutos silvestres de verão. Possui consistência de cremosa e sabor semelhante a manteiga sem sal de qualidade.

Qual é o sabor da Clotted Cream?

O Clotted Cream tem um sabor levemente adocicado, frequentemente descrito como tendo um sabor de nozes e leite cozido. Foi caracterizado como algo entre o chantilly e a manteiga em termos de textura.

Como usar Clotted Cream?

O acompanhamento perfeito são os scones, com um pouco de geleia. Também são um complemento popular para o chá da tarde, uma tradição inglesa.


Créme Fraiche

Um ingrediente clássico francês feito de natas que foram acidificadas com bactérias, para engrossar e acidificar levemente.

O Créme Fraiche é geralmente feito com creme que contém pelo menos 30% de gordura. Isto cria um produto que é naturalmente mais espesso e cremoso no sabor. Pode ser utilizado em pratos doces ou salgados, podendo ser servido cru ou aquecido, sendo um ingrediente muito versátil para cozinhar.

Como usar Créme Fraiche?

O Créme Fraiche costuma ser colocado em batatas assadas, misturado com massas ou molhos, ou pode ser um acompanhamento de bolos e frutas.

Também é usado para adicionar doçura ao mesmo tempo uma leve acidez a molhos picantes, e é particularmente adequado para carnes brancas, como frango.

Pode usá-lo para enriquecer molhos de marisco e molhos para salada.

Receita: Bavaroise de Maçã

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!