Grissinis

Os grissinis são uma receita típica de Turim, feito à base de farinha de trigo, água e sal.

Descubra:

O que é?

O nome “grissini” deriva da palavra ghërsa, o pão clássico do Piemonte com uma forma alongada. É uma das especialidades mais famosas e difundidas da gastronomia de Turim, bem como uma das mais conhecidas da cozinha italiana no exterior.


A Origens dos Grissinis

O nascimento dos grissinis está ligado à história da cidade de Turim. Segundo a tradição, o padeiro da corte de Saboia, Antonio Brunero, criou este pão típico sob a direcção do médico real, para que o Vittorio Amedeo II pudesse ser comido.

Os Grissinis teriam sido criados, em 1679, quando o príncipe, devido ao seu estado de saúde, não conseguia digerir o miolo do pão habitual que se comia à mesa. Antonio Brunero teria criado este tipo de pão que não inclui o miolo, para atender ao gosto de Vittorio Amedeo II.

O sucesso dos grissinis foi particularmente rápido, graças à sua alta digestibilidade e facilidade de armazenamento, o sucesso desta deliciosa invenção foi quase imediato e espalhou-se por Piemonte e no resto da Itália e foi consumido a qualquer hora do dia: pela manhã no pequeno-almoço embebido no leite, no almoço na sopa e nos demais momentos do dia como lanche salgados ou doces.

Entre os grandes admiradores dos grissinis de Turim, não podemos deixar de mencionar Napoleão Bonaparte, que criou, no início do século XIX, um serviço de transporte entre Turim e Paris dedicado principalmente ao transporte do que chamou de Les Petits Bâtons de Turim.


Como são feitos os Grissinis

Em 1600 era um trabalho de quatro pessoas para fazer os grissinis de Turim. Havia uma pessoa que esticava a massa, outra que cortava e, em seguida, outros dois trabalhadores, um introduzia no forno a lenha, típico de Piemonte e o outro tirava do forno.

Totalmente idêntico ao pão normal, excepto que a forma longa e estreita significa que o cozimento é mais uniforme e o produto final é na prática como um pão apenas com crosta. Os ingredientes são: farinha 00, água, fermento e sal. Recentemente foram introduzidas variações na composição que são comercializadas com leite em vez de água, adição de azeite, adição de gordura animal, adição de diversos aromas e erva aromáticas.


Como os grissinis são degustados hoje no Piemonte

As grissinis pertencem à cultura local do Piemonte e dificilmente são encontradas com a mesma fragrância e sabor em outras partes da Itália. Eles podem ser comprados facilmente em todas as padarias da região e são colocados em todas as mesas dos restaurantes. Podem ser degustados sozinhos, ou como aperitivo e com antepastos, com um copo de vinho e a qualquer hora do dia.

Durante os almoços e jantares tradicionais, os grissinis desempenham um papel de honra porque são considerados de consistência mais leve do que o pão normal e, portanto, são um acompanhamento ideal para os nossos inúmeros aperitivos.

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!