Marmelada

A marmelada é um doce de marmelo, de consistência pastosa e homogénea, que se obtém ao ferver a polpa triturada do fruto com açúcar em calda.

Descubra:

O QUE É A FRUTA MARMELO?

O marmelo é uma fruta de origem asiática bem nutritiva (rica em fibras, vitaminas A, C e antioxidantes) que pode ser usada no preparo de diferentes doces. O marmelo é uma fruta com polpa ligeiramente amarga e, por isso, costuma ser usado no preparo de doces.

O QUE É MARMELADA?

A marmelada é um puré originalmente feito de marmelo, mas posteriormente passou-se a fazê-lo com outras frutas, cozido com açúcar em partes iguais com o objetivo de o conservar. É uma especialidade da doçaria regional portuguesa, sendo a mais famosa a de Odivelas (próximo de Lisboa) fabricada no antigo mosteiro de Odivelas.

HISTÓRIA

Um dos percursores mais recuados da marmelada, poderá vir da Grécia Antiga, onde já se coziam marmelos em mel, segundo acolhe o livro de cozinha do romano Apício Importante será ressaltar que esta receita antiga, ainda em muito se afasta da conceção moderna de marmelada, porquanto ainda consistia em cozinhar o marmelo com caule e folhas, numa solução de mel.

Os percursores das conservas de fruta com açúcar foram os persas. Com efeito, a utilização do açúcar na culinária persa clássica já era bastante comum, inclusive, em pratos de arroz e açafrão, antes de se ter passado às conservas de fruta.

Durante este período, houve muitos dos hábitos alimentares dos persas, incluindo o recurso ao açúcar, que se difundiram pelo Mediterrâneo. Diversos historiadores defendem que terão sido os mouros que trouxeram estes hábitos para Portugal, o que, terá levado ao aparecimento da marmelada no país.

RECEITA

O doce de marmelo é preparado com frutas de marmelo. A fruta é descascada e cozida com uma colher de chá de água e de 500g a 1000g de açúcar por quilo de polpa de marmelo. De preferência numa panela de pressão, mas também pode ser deixada por mais tempo (40 minutos a 1 hora) numa panela normal, neste caso com um pouco mais de água, pois evapora no meio do processo de cozedura.

Torna uma cor clara de tijolo na panela de pressão e, numa panela normal, após um longo tempo de cozimento, cor escura de tijolo.

Depois de deixar repousar por alguns dias, coberta com papel vegetal, torna-se um bloco de marmelada consideravelmente firme, denso o suficiente para manter sua forma. O sabor é doce, mas ligeiramente adstringente, dependendo da quantidade de açúcar usada.

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!