Pimentão de La Vera: O Ouro Vermelho da Extremadura Espanhola

É um tempero único de Denominação de Origem Protegida. O Pimentão de La Vera vem de pimentões seleccionados e cultivados na região de Cáceres, Espanha. Com um processo feito à mão, este tempero possui uma reconhecida qualidade que favorece seu uso em diversas receitas.

Descubra:

HISTÓRIA:

O Pimentão de La Vera começa a sua história na província de Cáceres graças ao imperador Carlos V. O afamado pimentão, que atualmente conta com a Denominação de Origem Protegida Pimentão de La Vera, foi introduzido em Espanha após a conquista da América, no Real Mosteiro de Guadalupe.

Os monges guadalupenses foram os pioneiros a usá-lo nestas terras e, pouco depois, foi introduzido no Mosteiro de Yuste, onde os religiosos o cultivaram e aplicaram inicialmente para conservar enchidos e posteriormente como um condimento em guisados.

Cáceres tem as condições climatéricas ideais para o pimentão, para o seu cultivo e cuidado em La Vera, território que desfruta de um microclima privilegiado. No distrito de La Vera são cultivados os pimentões da espécie Capsicum annum e a subespécies Cerasiforme e Longum, que dão lugar a estes três tipos de pimentão: doce, agridoce e picante.

QUAL O PROCESSO DO TEMPERO PIMENTÃO DE LA VERA?

Após a apanha, o pimentão é submetido a um ancestral sistema de secagem e fumagem, totalmente artesanal. Um forno de lenha, de carvalho ou azinheira produz o calor necessário para a perfeita desidratação dos frutos. É um processo lento, que se prolonga durante dez a quinze dias, durante o qual mãos experientes vão virando os pimentos até conseguir o grau ideal de secagem.

Este processo único de elaboração faz com que o pimentão adquira as três características que o definem: o seu intenso aroma, o seu sabor característico e que a sua cor avermelhada brilhante.

CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS:

O Pimentão de La Vera é condimento, com antioxidante, rico em vitaminas C, B2, B6 e E. O seu sabor e aroma são inconfundíveis, pois confere intensidade a guisados, molhos e marinadas. Pode ser encontrado no mercado nas suas três variantes: pimentão-doce, pimentão-picante e pimentão-agridoce que se obtém de uma variedade específica de pimentos.

SUGESTÕES DE UTILIZAÇÃO:

O Pimentão de La Vera pode ser utilizado em carnes de cabrito e porco assadas, grelhadas ou fritas, vitela assada, bacalhau assado e escabeche. Para um aroma a fumado, pode também polvilhar com Pimentão de La Vera legumes acabados de cozinhar.

Receita: Barriga de Porco Crocante

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!