Esparguete de Vinho Tinto

Uma massa fácil e deliciosa para o repertório de todos os cozinheiros. Este prato, conhecido como esparguete “bêbedo”, requer poucos ingredientes: vinho tinto, cebola, azeite e pecorino ralado. Pode ser feito sem carne, mas geralmente contém uma pequena quantidade de pancetta, guanciale ou salsicha italiana. Bem temperado e saudável, o esparguete com vinho tinto é uma boa refeição improvisada.

Ingredientes

  • 750ml de vinho tinto seco (merlot, pinot noir ou chianti)
  • 140g de pancetta ou bacon, cortado em fatias grossas e cortadas em pedaços de 6mm, amolecidos por 1 minuto em água fervente e escorridos.
  • 1 cebola roxa, cortada em meias-luas de 3mm de espessura
  • 4 dentes de alho grandes, em fatias finas
  • Pitada de flocos de chilli
  • 1 folha de louro
  • 500g de espaguete
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 115g de queijo pecorino ralado ou parmesão

Método de preparação

  1. Coloque uma panela grande com água bem salgada em lume alto e deixe ferver. Adicione 1 chávena de vinho e baixe o lume.
  2. Aqueça o azeite numa frigideira larga, adicione a pancetta ou bacon e deixe fritar por 2 ou 3 minutos, até dourar levemente. Depois retire da frigideira e reserve.
  3. Aumente ligeiramente o lume e junte a cebola. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Continue a cozinhar, mexendo até ficar translúcida, cerca de 5 a 7 minutos.
  4. Adicione o alho, os flocos de chilli, a massa de tomate e envolva bem. Adicione a folha de louro e o restante vinho tinto e aumente o lume. Deixe o vinho reduzir rapidamente a metade (cerca de 10 minutos) e desligue o lume.
  5. Coloque a água da massa novamente a ferver, adicione-a e cozinhe por cerca de 2 a 3 minutos, menos do que as instruções da embalagem aconselham, ou seja, mantenha a massa bem firme e mal cozida. A cozedura terminará no molho.
  6. Reserve 1 chávena da água da massa e a restante deite fora, escorrendo-a.
  7. Adicione o esparguete à mistura de vinho tinto que está na frigideira e coloque o lume em médio-alto. Deixe a massa cozer no molho e continue a cozinhar, mexendo sempre pois a massa absorve o molho. O esparguete deve estar corretamente al dente dentro de alguns minutos e o molho deve cobrir a massa. Adicione um pouco da água que reservou se o molho ficar muito grosso.
  8. Junte o bacon, a manteiga, metade do queijo ralado e misture bem. Prove uma massa e se necessário, retifique o sal. Mexa mais uma vez e transfira para uma travessa quente. Enfeite com folhas de manjericão e com o restante queijo.

 

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!