Esparguete à Carbonara

O Esparguete à Carbonara é um dos pratos mais apreciados em Itália e pelo mundo fora. Uma receita simples e com poucos ingredientes, mas com um sabor intenso que a torna única.

Ingredientes

Para 4 pessoas:

Método de preparação

  1. Ferva a água com um pouco de sal grosso. Coloque a massa e deixe cozinhar até ficar al dente.
  2. Enquanto isso, corte o bacon em tiras, frite-o lentamente numa panela grande e sem qualquer gordura por cerca de 3-4 minutos. O bacon não deve secar muito, mas sim amolecer suavemente, libertando assim a gordura que será usada para refogar o esparguete.
  3. Numa tigela, bata as 4 gemas com 2/3 do pecorino e pimenta moída na hora. Adicione 1 colher de sopa de água do cozimento da massa para evitar o “efeito omelete”, quando introduzir o molho ao esparguete. O molho deve ser um creme macio e aveludado.
  4. Escorra o esparguete e coloque na panela com o bacon e, se necessário, adicione 1 colher de sopa da água de cozimento da massa. Cozinhe por 1 minuto em lume alto.
  5. Em seguida, retire a panela do lume e introduza o molho de gema de ovo. O calor da massa faz com que a gema “cozinhe” sem atingir o ponto de coagulação, obtendo assim um molho cremoso grosso que aderirá perfeitamente à massa.
  6. Sirva o esparguete com um punhado leve de pecorino, pimenta moída.
Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!