Pudim com Pão de Chocolate e Compota

Esta é uma adaptação deliciosa do famoso Pudim de pão com manteiga, trocando o pão branco pelo Pain au Chocolat (napolitanas de chocolate). Para uma opção um pouco mais saudável, tente trocar o Pain au Chocolat por Croissants frescos regulares e regados com compota de Laranja.

Ingredientes

Para 6 pessoas:

Método de preparação

  1. Aqueça previamente o forno a 180 ° C.
  2. Unte levemente com manteiga um refratário que possa ir ao forno, e coloque o pão de chocolate em fatias na travessa, sobrepondo cada fatia.
  3. Quando cobrir o fundo do refratário, espalhe 2 e 1/2 colheres de sopa de compota de laranja uniformemente sobre as fatias.
  4. Para a segunda camada, coloque o restante do pão de chocolate pré-fatiado, sobrepondo novamente cada fatia. Coloque o restante da compota de laranja por cima e espalhe uniformemente, depois reserve.
  5. Coloque o leite, as natas, a vagem de baunilha (cortada ao meio longitudinalmente) e as raspas de laranja numa panela e cozinhe em lume brando até que esteja prestes a ferver.
  6. Em seguida, retire do lume e reserve.
  7. Coloque as gemas e o açúcar num recipiente e misture até a mistura obter um volume muito superior. Em seguida, coloque o leite e as natas quentes e bata novamente até ficar uma mistura homogénea.
  8. Na mistura das gemas introduza 80gr de chocolate de leite ralado e cobra uniformemente sobre o pão de chocolate e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Isso permitirá que o pão de chocolate absorva o líquido.
  9. Espalhe o restante do chocolate ralado por cima.
  10. Coloque o refratário num tabuleiro grande e coloque água quente o suficiente para subir pela metade da lateral do refratário.
  11. Cozinhe o pudim em banho-maria por cerca de 40 minutos, ou até que o creme fique firme e a parte superior fique bem dourada.
  12. Depois de cozido, retire do forno e deixe arrefecer. Sirva com gelado ou natas batidas em chantilly.
Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!